COMENTANDO A HISTÓRIA..... HÁ 1 ANO





A Surpresa


Campanha, 18 de Julho de 2015


Ontem, por ocasião do evento de lançamento do Acervo Digital Memória Campanhense, fui dar uma olhada no site que tinha entrado definitivamente no ar. Sabe aquelas coisas de ansiedade e orgulho do trabalho feito, pai coruja que paparica a criança recém nascida. Sentia-me assim.


No site há um Museu Virtual, chamado de Museu do Cidadão Campanhense. Olhando-o, um sobrenome saltou-me as vistas: Alexandrina Melquíades Alckmin. Sobrenome Alckmin para Campanha???!!!! Algo de se espantar nos dias atuais visto que não temos em nossas terras mais ninguém dessa família. Fui ler seu histórico.


Alexandrina era campanhense, nascida em 22 de dezembro de 1816, filha de João Rodrigues de Macedo e Rita Francisca Alckmin, casou-se aos 12 anos com João Alves de Oliveira, também campanhense, tiveram 16 filhos. Pensei, essa família deve ter se esparramado por todo lado no Brasil, uma família numerosa sempre gera milhares de descendentes e nem sempre (quase nunca) todos permanecem no local de origem.


Continuando a leitura do texto biográfico, qual não foi a surpresa. Em 1840 o casal adquiriu uma sesmaria. Nossa!!! Sesmeiros campanhenses, novidade para mim. Vi de cara que se tratou de uma família abastada. A sesmaria adquirida pelo casal era a de Monjolinhos entre Araraquara e Rio Claro, no Estado de São Paulo. Próximo a essa sesmaria nascia, em 1857, a vila de São Carlos do Pinhal. Esta vila hoje é nada mais, nada menos que a atual cidade de São Carlos.


Vinte e seis (26) anos após a compra da referida sesmaria, João Alves falece aos seis dias de janeiro de 1866. Alexandrina, agora viúva, se vê sozinha na administração da sesmaria e resolve doar 30 alqueires para a Vila de São Carlos do Pinhal. Por este ato, recebeu as alcunhas de Benfeitora de São Carlos e Fundadora da Cidade. Que espanto não me causaria mais uma vez esta história, uma campanhense fundadora e benfeitora de uma cidade do interior paulista??!!! Faleceu 12 anos depois, aos 11/10/1878.


A primeira surpresa não bastasse, o espanto encarado, mais uma vez esta senhora e a história veio a me surpreender. Numa pesquisa ao site de notícias e história da cidade de São Carlos, achei uma reportagem sobre a ida do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, à cidade de São Carlos por ocasião da inauguração de um restaurante popular, em 24 de junho de 2014. Entre os recados de comida barata e refeição acessível para a população carente estava a surpresa. O prefeito de São Carlos, Paulo Altomani, em sinal de recepção e agradecimento ao Governador deu-lhe de presente um retrato de sua tataravó. E quem não viria a ser essa senhora, a mesma, a própria Dona Alexandrina Melquíades de Alckmin.


Campanha mais uma vez mostra que além de rica em patrimônio arquitetônico, sua história nos oferece ricas indagações e surpresas. Creio que o site vai nos proporcionar muito mais histórias dessas. Saber que além dos filhos da terra que serviram a política nacional, tem tataranetos por aí servindo. Bem ou mal, cabe a história julgar. Contudo, laços campanhenses amarram o Brasil inteiro a esse rincão sul-mineiro, às velhas terras de Santo Antônio do Vale da Piedade. Espero passar por mais experiências como essa para poder contar!



Luan Marinho Silva

Fonte: https://www.facebook.com/groups/memorias.da.campanha/permalink/1030047310352405/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOSÉ LUÍS CARDOSO DE SALES - BARÃO DE IRAPUÃ

180 anos de elevação à Cidade (1840 - 2020)

JOÃO LUÍS ALVES