SENADOR JOSÉ BENTO



Campanha, 6/01/1785 - 8/02/1844
2015 - 230 anos de nascimento e 171 de morte



SENADOR JOSÉ BENTO LEITE FERREIRA DE MELLO era filho do Sargento-mor José Joaquim Leite Ferreira Mello e de D. Escolástica Benardina de Mello. Descendia de uma família ilustre da vila de Guimarães em Portugal, e da família Prado da cidade de S. Paulo. Foi um sacerdote católico, jornalista, político brasileiro, agricultor e deputado geral e senador do Império do Brasil.

Destinado por seus pais ao estado eclesiástico, aprendeu a língua latina na vila da Campanha e seguiu logo para a cidade de S. Paulo a fim de instruir-se nas ciências morais e teológicas. Em S. Paulo residiu com o virtuoso bispo D. Mateus até a conclusão da sua carreira.

Em 1810 foi criada a freguesia de Pouso Alegre na capela do Senhor Bom Jesus do Mandu. O padre José Bento compareceu ao concurso feito para provimento dessa igreja, e conseguiu ser apresentando e colado. Logo depois foi nomeado vigário da vara da comarca eclesiástica, ministério que exerceu até o seu falecimento. O governo imperial nomeou-o cónego honorário da Sé de S. Paulo.

A povoação do Mandu, sede da nova freguesia, constava então de meia dúzia de casas de aparência miserável. O padre José Bento apenas tomou posse da freguesia, meditou fundar uma povoação importante nas belas margens do Sapucaí. Atraiu para aí muitos amigos e parentes e lançou os fundamentos da cidade de Pouso Alegre. O alinhamento das ruas, a disposição das habitações, tudo que interessava à beleza e aformoseamento da nova povoação foi planejado e dirigido imediatamente pelo vigário.

José Bento foi importante figura de seu tempo. Foi membro da Primeira Junta do Governo Provisório da Província de Minas e membro do Conselho Geral da Província de Minas Gerais. Foi Deputado Geral de 1826 a 1834 e Senador de 1834 a 1844.

Editou, em Pouso Alegre, o primeiro jornal do Sul de Minas, O Pregoeiro Constitucional, que fez campanha pelas reformas liberais durante o primeiro reinado. Como deputado, aliou-se ao Padre Feijó, junto a quem participou do Golpe de 30 de Julho em 1832, sendo em sua tipografia que foi publicada a Constituição de Pouso Alegre. Como senador, tomou parte, ainda, do Golpe da Maioridade, que levou ao trono o Imperador D. Pedro II, ainda impúbere, em 1841.

No dia 8 de fevereiro de 1844, retirando-se às 4 horas da tarde da cidade de Pouso Alegre para sua fazenda, sita a um quarto de légua de distância, foi assassinado barbaramente por quatro indivíduos seus protegidos, sendo um deles seu afilhado.

O senador José Bento era um homem verdadeiramente superior. Com a instrução deficiente que em 1810 exigia-se em um padre conseguiu, à força de talento, tornar-se um dos vultos mais eminentes de um partido em que figuravam muitos homens notáveis. Não era um simples soldado; era um chefe precioso, dotado de inteligência superior que sabia combinar o ataque e a defesa, e de uma vontade firme que não conhecia obstáculos. Estas qualidades davam-lhe grande ascendência entre os liberais. Muitas ilustrações do partido entregavam-se com docilidade à sua inteligente direção.

Enfim, o senador José Bento era tão felizmente organizado, distinguia-se tanto por sua inteligência e pelo seu caráter forte, que, pode-se avançar, se tivesse tido uma educação literária e científica completa, teria sido o primeiro vulto político de seu tempo.

Recebeu a condecoração de Cavaleiro e Comendador da Ordem de Cristo.


Para quem é curioso,


  • segue uma foto da assinatura do Senador:







Fontes:


- Françoise Jean de Oliveira Souza (maio 2007). Discursos impressos de um padre político: análise da breve trajetória d' O Pregoeiro Constitucional Almanack Braziliense, n.5, São Paulo - ISSN 1808-8139 versão on-line.
- http://www.senado.gov.br/senadores/senadores_biografia.asp…
http://pt.wikisource.org/…/Jos%C3%A9_Bento_Leite_Ferreira_d…
- http://www.scientificcircle.com/…/jose-bento-leite-ferreir…/
- http://dubentu.blogspot.com.br/…/quem-foi-senador-jose-bent…

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOSÉ LUÍS CARDOSO DE SALES - BARÃO DE IRAPUÃ

180 anos de elevação à Cidade (1840 - 2020)

GIOCONDA LABECCA - A Poetisa Campanhense