PISTAS HISTÓRICAS NAS IGREJAS DA CAMPANHA - ITEM IV - GIOVANNI FERREIRA

Procissão do Encontro - Semana Santa 2015 - Paula Márcia

O Estandarte Romano das Procissões de Campanha

Continuando a série sobre os símbolos e detalhes das igrejas de Campanha que por vezes são desconhecidos, no quarto item tratarei aqui daquele estandarte que sai nas procissões da Semana Santa com as letras S.P.Q.R. Como me comentou o Vicente Baldo, por vezes as misteriosas letras eram fonte de brincadeiras sobre o seu significado, como “São Pedro Quer Rapadura”.
Porém, o estandarte e o acrônimo possuem milênios de história: S.P.Q.R é a abreviatura do latim “Senatus Populusque Romanus” e quer dizer “Senado e Povo Romano”. Este era o nome oficial da República e do Império Romano: estava impresso nos estandartes do seu exército e em suas obras públicas. Recebia especial destaque quando as tropas retornavam a Roma após as batalhas e realizavam os seus desfiles de triunfo e ovação.
As procissões eram um costume da maioria das civilizações antigas e tinham conotação política, militar ou religiosa. Em Roma, o S.P.Q.R era antes levado em procissões pagãs, e quando após Constantino o cristianismo se tornou religião oficial, os cristãos saíram em procissões triunfais utilizando o estandarte do império.
O costume se espalhou então por toda a cristandade. Permaneceu mesmo após a queda do império romano, usado para reafirmar a identidade e união da Igreja cuja sede era em Roma. Recebia especial destaque em épocas de cismas, como quando da separação da igreja ortodoxa, que não mais reconhecia a sede romana, e quando do início do protestantismo na Europa, quando cristãos europeus se desligaram da autoridade papal.
O escudo com o S.P.Q.R ainda é hoje o símbolo oficial da cidade de Roma, e conservando o costume, a prefeitura de lá ainda escreve o S.P.Q.R em todas as obras públicas, desde bueiros e postes até as modernas estradas e prédios públicos.
Na foto, o Estandarte Romano em procissão entrando na Catedral de Campanha. A fonte é o site Salvem a Liturgia, e é provável que o fotógrafo tenha sido o Giovani Rodrigues ou um de seus filhos.
Dezenas de séculos depois, a Igreja Católica Apostólica Romana presente em Campanha leva o mesmo estandarte em suas procissões, indicando a todos a sua união com Roma e a tradição e herança milenar de que é depositária.




Fonte: Postado por Giovanni Ferreira no Grupo Memórias da Campanha em 21/02/2015.
Imagem: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOSÉ LUÍS CARDOSO DE SALES - BARÃO DE IRAPUÃ

180 anos de elevação à Cidade (1840 - 2020)

JOÃO LUÍS ALVES